segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quando se tem oitenta anos, são poucas as coisas que realmente lhe importam. Talvez o amor,talvez sua família, ou até mesmo o seu cão, mas ainda assim, são poucas as coisas. Não que eu tenha oitenta anos, ou que seja um cientista estudioso do assunto. Não, não é isso. EU apenas paro às vezes, e fico imaginando como é ter oitenta anos. Gosto de pensar de como nessa fase da vida, o mais indicado é nao se preocupar com nada. Nada de vaidade, nada de rancor, nada de inveja. Viver aos oitenta anos, é exemplar. E isso, por que não quero falar dos oitenta e cinco.Dá pra imaginar ? Sabe aquelas coisas que você escreve contando o que voce sente. Aquelas que você escreve desinterassadamente, e há sempre alguem incomodado, ou a lhe censurar. Você não precisa mais escrever. Aos oitenta anos você nao precisa de mais muita coisa a dizer. Você não sente mais ciúmes da mulher que ama. Você agora, pela primeira vez na vida, admite que roía as unhas só me pensar naquele cara. Não tem mais medo da sua insegurança, e passa a ter noção do tamanho da vida, frente a todas essas bobagens. Sim, você já amou. Se tiver a sorte de estar com alguém em plenos oitenta anos, isso, essa pequena grande coisa, já será o bastante para que eu me encontre feliz. Sabe ? Se aos oitenta anos voce tem a sorte de ter a mulher que amou, muito provavelmente por toda a vida, você não precisa de mais muita coisa para ser feliz. Você vê todas aquelas crianças e sente saudade, mas se sente feliz por ja ter feito tudo aquilo que hora elas fazem e que futuramente farão. Você já comeu o pão que o diabo amassou. Você também já amassou alguns pães. Me imagino sentado na frente das casa, esperando que ela me traga o café, e dizendo duramente para que o cachorro nao morda o meu chinelo. Quando se tem oitenta anos, é porque já se teve de tudo na vida. Ou não se teve muito.Quando nada se teve oitenta anos. Mas uma coisa já é sua. A certeza de queas coisas irão se acertar. E sabe do que mais ? Melhor do que ter oitenta anos, é ter 50 anosde casado. E uma vida inteira ao lado de alguém... Por fim, acho mesmo que o melhor, é ter oitenta anos desde os 20.

Nenhum comentário: