quarta-feira, 9 de setembro de 2009

É como um sol que acabou de ser feito. No final das contas, foi você quem escolheu, Roberto. Escolheu preocupar-se, escolheu sentir-se mal,  sentir-se bem,sentir-se leve e pesado, escolheu todas as flores e incertezas, por que é isso que se está escolhendo quando a gente se deixa apaixonar. Por isso tem gente que não sonha. Não dá pra manter as coisas numa caixa, entende ? No início parece que está tudo sob controle, e quando você se dá conta, não consegue pensar em outra coisa, escrever sobre outra coisa, sorrir por outro motivo. Depois, fica tudo grande demais pra ser só seu, e vai te preenchendo ao todo.
Chame como você quiser. Posso estar errada. Talvez não seja uma paixão, mas tem os sintomas. Essa leveza com que fala dela, a vontade de ir ter com ela a cada pôr-do-sol, a cada nascer do sol, a cada existir do sol, não me ocorre chamar por outra definição. Mas você pode dizer pra você, se isso lhe conforta, que não passa de um encantamento. De mais um encantamento. Eu, meu filho, que já vivi, e me lembro, consigo ver que há algo mais aí. A gente não pode ter medo de pular na água. Na primeira vez em que andamos de barco, você não quis ir. Chorou, lutou, tive que conversar com você por duas horas até que,agarrado em meu pescoço, você embarcasse. Hoje, ninguém que eu conheça navega mais do que você. Seja com o olhar, com o espírito, ou com as palavras. Será assim com as paixões também. Não é a primeira, e há grandes chances de não ser a última. Eu ainda percebo a sua vontade de se agarrar ao meu pescoço, mas já não é preciso.
Você espera que eu lhe explique, mas eu também não sei. Espera que eu lhe diga o que fazer, mas eu não tenho como saber. Toda essa dúvida, essa noção de impossibilidade, essa angústia deliciosa, essa esperança bem vivida, só tem cheiro, cor, e jeito de paixonites. Pode ser que passe. Olhando pra você, meu filho, eu s consigo pensar que se nós temessemos ficar sozinhos, tanto quanto tememos nos apaixonar, cada partícula da nossa existência seria feita de amor.
Por enquanto, vá curtindo suas dúvidas e não se obrigue a ter certeza. Esse sol que nasce em você, com a matéria dos olhos dela, ainda vai sofrer muitas explosões cósmicas até se transformar em amor.

Um comentário:

maria e as baleias disse...

"Escolheu preocupar-se, escolheu sentir-se mal, sentir-se bem,sentir-se leve e pesado, escolheu todas as flores e incertezas"


bonito e sábio, como sempre :)